Meditação diária


21 de dezembro Terça


Encruzilhadas da vida


Se quiserdes e Me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada. Isaías 1:19, 20


Hoje desejo chamar sua atenção para uma pequena palavra com grandes implicações. Trata-se da conjunção “se”, que pode exprimir dúvida, incerteza: “Veja se o pedreiro já foi”, ou condição: “Se você estudar, aprenderá.”


Dois homens esbarraram um no outro numa estação ferroviária na Áustria. Um deles era alcoólatra, e estava pedindo dinheiro para comprar uma garrafa de vinho. O outro lhe perguntou como ele havia chegado a essa situação, vivendo embriagado. O pedinte respondeu que desde o começo, a vida lhe havia sido cruel. Sua mãe havia morrido quando ele era criança; seu pai espancava sem piedade a ele e a seus irmãos. Então veio a Primeira Guerra Mundial, e a família se separou. “Veja”, disse ele, “eu nunca tive escolha. Setivesse crescido como eu, você também estaria nesta condição.”


O outro homem respondeu: “Isto é muito estranho. Minha infância foi muito semelhante à sua. Eu também perdi minha mãe quando era criança. Meu pai era um homem brutal, e batia sem piedade em mim e em meus irmãos. A guerra também me separou de minha família. Entretanto, eu achei que devia superar essas circunstâncias em vez de ser derrotado por elas.”


Os dois homens continuaram conversando e fizeram uma descoberta extraordinária: eram irmãos carnais, há muitos anos separados pela guerra! Procediam de circunstâncias idênticas, mas um deles se tornou bem sucedido, enquanto o outro tornou-se um fracassado.


Deus nos deu o poder de escolha para todas as situações da vida, e isto inclui escolher Cristo ou rejeitá-Lo. A Bíblia está repleta de exemplos de encruzilhadas na vida de seus personagens, os quais tiveram de optar quanto ao caminho a seguir. Elias disse ao povo: “Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal!” (1Rs 18:21, NTLH). Josué expôs claramente as duas opções que Israel tinha diante de si, bem como suas respectivas consequências: “Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, [...] então, viverás e te multiplicarás [...]. Porém, se o teu coração se desviar, [...] certamente perecerás” (Dt 30:16-18). Jesus advertiu: “Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lc 13:5).


Quando você chegar a uma encruzilhada na estrada da vida, opte por aquela que o conduzirá a Deus e aos portais eternos.




Doar sangue faz Bem

 Doação de Sangue uma necessidade básica

Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.
Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta... - e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa.
Sempre é bom frisar que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Conseqüentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.
O que é o Projeto Vida por Vidas?
O Projeto Vida por Vidas é simples, tão simples que só poderia ter saído diretamente do coração de Deus. Trata-se de um projeto de doação de sangue realizado anualmente pela juventude da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Você deve estar se perguntando: O que tem isto de especial? Muita gente doa sangue, empresas mobilizam seus funcionários, escolas seus alunos, associações de bairro, “rotaries”, enfim, quase que uma infinidade de entidades mobilizam a sociedade para a doação de sangue. Propagandas são feitas na mídia para que pessoas sejam mobilizadas para este fim, mas na maioria das vezes os objetivos não são alcançados: suprir a demanda crescente dos deficitários estoques de sangue nos hospitais e hemocentros na América do Sul e mundo afora.
www.portaladventista.org/vidaporvidas

Requisitos para doar sangue:
Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;
Seu peso deve ser superior a 50 kg;
Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
Se você não sofre de Epilepsia;
Se você não tem ou teve Sífilis;
Se você não é diabético;
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano);
Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como:
* não usar preservativos em relações sexuais
* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
* usar drogas injetáveis
Antes da doação você vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:
Tipagem sangüínea ABO e Rh;
Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares;
Teste de Coombs Direto;
Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas;
Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II;
Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.